domingo, 23 de dezembro de 2007

69 - MURETES

Dos arranjos exteriores fazem parte uma série de ‘elementos construídos’ aos quais temos vindo a chamar Muretes. São todos em betão com tampas metálicas pintadas com a mesma tinta preta usada no restante das serralharias da casa. O betão foi feito pela Socofirma, as serralharias pela Maia Perfil. Eis uma breve descrição das funções de cada um:



MURETES PARA PONTO DE ÁGUA E LUZ
Duas unidades iguais localizadas em extremos opostos do terreno. Contêm uma luminária fluorescente, duas torneiras para rega (uma ligada à rede pública, outra à rede do poço) que despejam água para uma grelha de pavimento ligada à rede de águas pluviais, e ainda alojam no seu interior uma mangueira enrolada.


MURETE DA ENTRADA
Acolhe a entrada das principais infra-estruturas técnicas: electricidade e respectivo contador, água da rede pública e respectivo contador, telecomunicações, para além da caixa do correio e da campainha.

ÁREA TÉCNICA
Não é murete mas é em betão e tem uma tampa metálica e, por isso, tem aqui o seu lugar. O projecto da porta do poço da área técnica foi um parto difícil mas resultou bastante bem. Funciona com duas simples dobradiças e dispõe de uma grelha de ventilação que é uma tomada de ar exterior ligada ao sistema de aquecimento (recuperador de calor).

BANCO (para sentar, não depositar €)
É como que um murete mais comprido e bojudo. Tem duas luminárias fluorescentes nas extremidades e tomadas eléctricas para servir o exterior.

1 comentário:

Jota disse...

Dá vontade de ver essas "luminárias" em acção com fotos à noite!