terça-feira, 3 de abril de 2007

04 - SECÇÃO DE PAREDE - PROTÓTIPO

Como teste, construímos uma secção da parede à escala real. O seu núcleo é composto pela estrutura de madeira (pilares de secção 20x10cm espaçados entre si 60 cm e respectivos contraventamentos de secção 10x10cm) e pelo enchimento dos espaços interiores sobrantes com terra – um conjunto maciço (tabique) de elevada inércia térmica.
Este composto é revestido pelo exterior e pelo interior com materiais distintos:
Exterior - placas de aglomerado de cortiça com 5 cm de espessura que cumprem a função de isolamento térmico somadas de chapas de policarbonato ondulado – a camada de sacrifício contra as intempéries.
Interior - ripado de secção trapezoidal em madeira de pinho que ‘sobe na parede’ à medida do enchimento com terra – superfície algo texturada de acabamento misto (terra/madeira) que, uma vez terminada e seca, será uniformizada por uma tinta de água branca.

1 comentário:

RPL disse...

Bota maciço nisso, viu?!

Esta pequena secção pesa uma 'tonelada', transportada de lado para outro com rodas e pronta a dar uma ou duas hérnias discais a quem a tentar deslocar de outra maneira. Faço votos que toda esta massa térmica ajude a manter a casa fresca no verão e quente no inverno!